Weby shortcut
Logo do PPGAS em formato quadrado
UFG - Universidade Federal de Goiás
Link Facebook
Link Twitter

DOCENTES

Atualizado em 08/05/17 15:51.

DOCENTES

Alex

Alecsandro José Prudêncio Ratts

alexratts@uol.com.br

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós-doutoral em Geografia na Universidade Federal do Ceará (2015). Professor na Universidade Federal de Goiás nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e de pós-graduação em Antropologia. Coordenador do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (LaGENTE/IESA/UFG). Foi um dos(as) fundadores(as) e pesquisadores(as) do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes da Universidade Federal de Goiás (NEAAD/UFG) (2005-2010). Atua nas áreas de Geografia, Antropologia e Educação e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com espacialidades e identidades culturais, étnicas, raciais, de gênero e sexuais. É sócio da Associação de Geógrafos Brasileiros, da Associação Brasileira de Antropologia, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. É membro Rede Latino Americana de Geografia e Gênero (RLAGG) e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-Americana (REGGSILA).

Alessandro

Alessandro Roberto De Oliveira

alessandro.robertodeoliveira@gmail.com

É professor adjunto I de Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004), mestrado (2008) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2012). Desde 2011 realiza pesquisa com os Wapichana - povo de língua aruaque que vive no Brasil e na Guiana - com ênfase nas interfaces entre cultura e ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos tradicionais, povos indígenas e políticas ambientais. Principais áreas de interesse: Teoria antropológica, Etnologia indígena, Relações interétnicas, Antropologia do conhecimento e da técnica.

Herbetta

Alexandre Ferraz Herbetta

alexandre_herbetta@yahoo.com.br

Doutor em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Atua no Curso de Licenciatura Intercultural - Núcleo Takinahaky e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Tem experiência na área de Antropologia e Educação, com ênfase em Etnologia Indígena, Política e Artes. É vice-coordenador do Curso de Especialização em Educação Intercultural e coordenador do projeto "Novas práticas pedagógicas" junto ao PIBID-Diversidade.

Camila W

Camila Azevedo De Moraes Wichers - Vice-coordenadora

camora21@yahoo.com.br

Possui Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (2004), Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Arqueologia pelo Programa de Pós Graduação do Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo e Doutorado em Museologia (2011) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Tem se dedicado a estudos voltados às reapropriações do patrimônio cultural a partir do olhar museológico, com ênfase nos processos de seleção, ressignificação e socialização do patrimônio arqueológico. No campo das pesquisas arqueológicas, têm desenvolvido estudos sobre produção cerâmica, a partir dos conceitos de diversidade e interação cultural. Tem especial interesse no diálogo entre as abordagens pós-processuais da Arqueologia com a Museologia Social, atuando em projetos onde essa interface é desenvolvida a partir do trabalho colaborativo com as comunidades, valorizando a relação entre patrimônio, memória e movimentos sociais. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/ UFG) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/ UFG). Participa do Colegiado do Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais (FCS/ Museu Antropológico - UFG).

Camilo

Camilo Braz

camilobraz@gmail.com

lattes.cnpq.br/4883038594618199

Camilo Braz é professor Adjunto III de Antropologia, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Ser-Tão) na Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É graduado em Ciências Sociais (Antropologia), Mestre em Antropologia Social e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), com estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM). É autor de "À meia-luz...uma etnografia em clubes de sexo masculinos" (Editora da UFG). É membro da Red del Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades (RED LIESS), Espanha. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Latin American Studies Association (LASA) e da ABEH - Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. É membro do Conselho Editorial das revistas Tendências e Periódicus, bem como parecerista ad hoc da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e de variadas revistas acadêmicas. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, corpo.

Cadu

Carlos Eduardo Henning

carloseduardohenning@gmail.com

Carlos Eduardo Henning é Professor Adjunto I de Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais na FCS/UFG. Foi também coordenador da área de Antropologia na FCS/UFG (2014-2016). É pesquisador do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Desenvolveu um período de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2014). Doutor em Antropologia Social pela UNICAMP (2014). Mestre em Antropologia Social pela UFSC (2008). Foi "visiting scholar" durante o estágio doutoral sanduíche na University of California Santa Cruz (2011-2012). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia das Relações de Gênero e Sexualidade, Antropologia do Curso da Vida e Gerontologia Social. Suas pesquisas abordam temas como: relações de gênero, sexualidade, homoerotismo, relações intergeracionais, envelhecimento, meia idade, velhice, sociabilidades, territorialidades, apropriações sociais do espaço e intersecções de marcadores sociais da diferença como idade/geração, gênero, classe, "raça", e corporalidades. É pesquisador também vinculado ao NUMAS - Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (PPGAS/USP), ao grupo de pesquisa Gênero e Envelhecimento (IFCH/Unicamp) e ao Transes - Núcleo de Antropologia do Contemporâneo (PPGAS/UFSC). Sua tese "Paizões, Tiozões, Tias e Cacuras: envelhecimento, meia idade, velhice e homoerotismo masculino na cidade de São Paulo" foi indicada pelo PPGAS/Unicamp ao prêmio ANPOCS de melhor tese em 2015. Ademais, sua tese teve sua publicação em livro recentemente confirmada pela Editora da Unicamp para o ano de 2016.

Cintya

Cintya Maria Costa Rodrigues

caiocintya@uol.com.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Realizou Missão de estudos na Universidade de Granada - ES em 2012 e Estágio pós - doutoral na Universidad de la República Uruguay por 3 meses em 2014 durante sua licença capacipatação. Atualmente é professora nível Associado da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisa no campo da Antropologia da memória e etnografias de memórias com ênfase nas interfaces da memória com espacialidades e pessoas em experiências extraordinárias ; memória escrita e oral; memória e narrativas; políticas de memória e memórias de processos políticos, Antropologia de Catástrofes e da Morte e Antropologia histórica das crenças. É integrante do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Antropologia Social da FCS/UFG - PPGAS. Integra a Comissão do Convênio entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Granada - ES. Coordena a Área de Ciências Humanas na Comissão Institucional de Monitoria/UFG e é coordenadora de Monitoria da Faculdade de Ciências Sociais.

Flávio

Flávio Munhoz Sofiati

sofiati@gmail.com

É professor adjunto de sociologia da UFG - Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de Ciências Sociais. Atua no Curso de Especialização em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia Social. Tem doutorado em Sociologia pela USP ? Universidade de São Paulo com bolsa da FAPESP (2009). Fez estágio na EHESS ? École de Hautes Études en Sciences Sociales (França) em 2007/2008 com bolsa-sanduíche da CAPES. Tem Graduação em Ciências Sociais pela UNESP ? Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com bolsa da CAPES - PET (2001) e Mestrado em Ciências Sociais pela UFSCar ? Universidade Federal de São Carlos (2004). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica Clássica, Sociologia da Religião e Sociologia da Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude e Religião, Catolicismo Contemporâneo, Movimento Carismático, Teologia da Libertação.

Gabriel

Gabriel O. Alvarez

gabriel.o.alvarez@gmail.com

Graduação em Antropologia - Universidad Nacional de La Plata (1991), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Ciências Sociais da UFG, foi professor visitante na Universidade do Estado do Amazonas e PRODOC no PPGAS/DAN/UnB. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de integração no Mercosul, indústrias culturais e espaço público regional, etnografia, etnologia indígena e movimento indígena. Participou de cursos, seminários e ofereceu palestras na Espanha, Colômbia, Argentina e México. Tem 11 artigos publicados em periódicos, publicou 3 livros, organizou um e tem 8 capítulos em livros, os mesmos foram editados em diversos países como Brasil, Argentina, e México.Tem realizado consultorias para diversos Ministérios, como Ministério da Previdência Social, Ministério da Cultura e foi consultor por diversas organizações multilaterais, como OIT, PNUD, OEI e Banco Mundial, EUROsociAL.

Izabela

Izabela Maria Tamaso

belatamaso@gmail.com

Possui graduação em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal de Goiás (UFG), sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), membro do Conselho Fiscal da ABA e Coordenadora do Comitê de Patrimônios e Museus da ABA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Patrimônios Culturais e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônios culturais, performances culturais, lugar, memória, cidades.

Janine

Janine  Helfst Leicht Collaço

janinecollaco@gmail.com

Defendeu mestrado em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo em 2003 e o doutorado em 2009, na mesma instituição com o trabalho: Sabores e memórias - Cozinha italiana e construção identitária em São Paulo. Atualmente é professora adjunta na área de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Goiás (FCS-UFG). Suas áreas de interesse são: teoria antropológica, antropologia urbana, antropologia da alimentação, antropologia e consumo.

Joana

Joana Aparecida Fernandes da Silva

joana.fernandes@gmail.com

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado IV, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Identidade e Fronteira, atuando principalmente nos seguintes temas: chiquitano, identidade, fronteira, cultura e ambiente e ocupação de Mato Grosso. É também professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em História e professora efetiva do Pós-graduação em Antropologia Social, ambos da UFG. Atua na área de Formação de professores indígenas, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, da UFG. Atualmente seu campo de preocupações está centrado na saúde dos alunos indígenas que pertencem ao curso da Intercultural, e por este motivo, está desenvolvendo um Inventário da Saúde dos Alunos do Curso de Formação Indígena, com foco na transição alimentar e suas consequências.

Luis Felipe

Luis Felipe Kojima Hirano - Coordenador

lfhirano@gmail.com

Professor Adjunto (Classe A - Nível 2) de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Antropologia Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de Antropologia, com especialidade nos estudos sobre Teoria Antropológica, Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-brasileiras e nos debates que envolvem a intersecção entre raça/etnia, gênero, corpo e sexualidade. Foi Fellow da Faculty of Arts and Sciences da Universidade de Harvard, com bolsa sanduíche da Capes (2011). É membro do Ser-Tão (UFG), Etnohistória (USP), do GRAPPA (Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais - UFRRJ), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Americana de Antropologia (AAA). Além disso, coordena a Coleção Antropologia Hoje, do Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, juntamente com o diretor José Guilherme Cantor Magnani (USP) e os conselheiros Ronaldo de Almeida (Unicamp), Renata Menezes (MN) e Luiz Henrique de Toledo (UFSCAR). Apresentou trabalhos em congressos e universidades no exterior em mais de 15 ocasiões. Em 2013, traduziu e publicou, em conjunto com Tatiana Lotierzo, a tradução ao português de "Fora de contexto", de Marilyn Strathern. Desde de 2014, realiza a pesquisa intitulada Controvérsias em torno do corpo, que pretende articular os estudos dos marcadores sociais da diferença com o mapeamento de controvérsias e faz parte da pesquisa The Global Collaborative Network "Race and Citizenship in the Americas", Princeton University e Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador do PPGAS-UFG, faz parte do Comitê de Antropologia Visual da ABA e da Comissão de Imagem e Som da ANPOCS.

Manuel

Manuel Ferreira Lima Filho

mflimafilho@yahoo.com.br

Realizou estágio Pós-Doutoral Sênior em Antropologia no Museu Nacional- Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa da FAPERJ (2014/2015). Foi visiting scholar no Departamento de Antropologia da Washington University of Sain Louis- USA (2014) com bolsa da Fulbright-Capes. Realizou estágio Pós-Doutoral em Antropologia no The College of William and Mary (EUA), 2007. É doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Brasília (1998), quando foi bolsista da Fulbrigth/CAPES na Harvard University e University of Chicago (1994/95) com bolsa Sanduíche. Cursou o Mestrado em Antropologia Social na Universidade de Brasília (1991) e a Especialização em Antropologia Social (1987) na Universidade Federal de Goiás. Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará, (1985). Foi Visiting Scholar da Smithsonian Institution (EUA) no National Museum of Natural History. Foi Visiting Scholar na Rockfeller Library/Colonial Williamsburg Foundation (EUA), 2007. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural e Professor Titular da PUC- GO/Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. Atualmente é professor Adjunto IV DE na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e Pesquisador do CNPq, 2. Conselheiro da ABA. É professor do programa de pós-graduação em antropologia social e do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás. Professor Colaborador do Programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-GO. Atua no NEAP - Núcleo de estudos de antropologia, patrimônio, memória e expressões museais da UFG. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Patrimônio Cultural, Memória Social, Cultura Material e Etnologia Indígena , atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, cidade, memória coletiva, identidade social e Karajá.

Maria

Maria Luiza Rodrigues Souza

mariluizars@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília CEPPAC/UnB e estágio de Pós-doutoramento no PPGAS da UFSC. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Antropologia e cinema, atuando principalmente nas seguintes áreas: etnologia indígena, memória, educação antropologia da imagem, arte, gênero e sexualidade.

Mônica

Mônica Thereza Soares Pechincha

mpechincha@hotmail.com

Possui mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, nos cursos de Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas. Atua nas seguintes áreas: etnologia indígena, educação indígena e teoria antropológica.

Roberto

Roberto Cunha Alves de Lima

nadanacuca@gmail.com

Possui graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas(1997), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília(2002) e pós-doutorado pelo Colegio de Mexico(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, Membro de corpo editorial da Sociedade e Cultura e Membro de corpo editorial da Cadernos de Campo (USP. 1991). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Rio São Francisco, Memória, Antropologia Social, Mimesis, Narrativas.

Telma

Telma Camargo da Silva

telcamargos@gmail.com

Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras Modernas Francês (Universidade Federal de Goiás - 1973); Especialização em Antropologia Social (Universidade Federal de Goiás - 1985 - 1987); Mestrado em Sociologia da Literatura (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris -1977) e é Ph.D. em Antropologia (City University of New York-2002), com a defesa da tese "Radiation Illness Representation and Experience: the aftermath of the Goiânia radiological disaster". Em 2013, realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Universidade Federal de Santa Catarina. É professora aposentada da Universidade Federal de Goiás onde atua como pesquisadora e é docente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais integrando o Programa Especial para Participação Voluntária de Docentes Aposentados.Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde e da Doença, Teoria Antropológica, Antropologia Urbana e Patrimônio e Memória. As áreas de pesquisa e de publicação abordam prioritariamente os seguintes temas: representação do corpo, da saúde e da doença; desastre; sofrimento social; memória traumática; percepção e noção de risco; imagens e narrativas urbanas; patrimônio cultural imaterial; relações de gênero; cultura material. Organizou, em 2015, a coletânea Ritxoko. Integra o Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais (NEAP), da UFG.

PROFESSORES VISITANTES

José Ribeiro

José Maria Gonçalves da Silva Ribeiro

jsribeiro.49@gmail.com

Licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordena a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Coordena o Grupo de Investigação antropologia visual /media e mediações culturais - CEMRI: Universidade Aberta. Atualmente professor visitante da UFG - Faculdade de Artes Visuais.

Mariano

Mariano Báez Landa

baezmariano@gmail.com

Possui doutorado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e mestrado em antropología social pelo CIESAS no México (1993). Atualmente realiza estancia sabática na Universidade Federal de Goiás no Programa de Pos Graduação em Antropología Social. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em estudos rurais, indigenismo, avaliaçao de políticas sociais, relaçoes interculturais e antropología visual.

BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO

Camila M

Camila Mainardi

mainardi.camila@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Campus Araraquara. É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos, PPGAS-UFSCar, e doutora pela Universidade de São Paulo, PPGAS-USP. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás, pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP), integrante do Centro de Estudos Indígenas Miguel Angel Menéndez (CEIMAM-UNESP/Araraquara) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Criança (LEPAC-UFSCar). Suas áreas de atuação e interesse são etnologia e história indígena, teoria antropológica, saberes indígenas, educação escolar indígena e antropologia da criança.

Pedro

Pedro Barbosa

cosmocratico@gmail.com

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (2008), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014). Foi Professor contratado de Sociologia no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2013-2014) e Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2013). É autor do livro "O Movimento negro de Uberlândia: mobilização social e política. A resistência e a luta dos Afro-Brasileiros contra o preconceito, discriminação racial e xenofobia". (Novas Edições Acadêmicas. Saarbrücken, Alemanha 2014). Atualmente é Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/UFU) e Supervisor do Curso de Aperfeiçoamento em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, coordenado pelo NEAB/UFU.

Talita Roim

talitapbroim@gmail.com

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNESP/Marília na linha 2 - Cultura, Identidade e Memória, trabalha com projeto sobre Gastronomia e Antropologia para a construção da identidades culturais nas diferentes formas no consumo de alimentos. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho - campus de Marília, também possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela mesma universidade. É bacharel em Turismo pela Associação Cultural e Educacional de Garça - FAEF (2006) e possui Pós-Graduação, nível de especialização, em Metodologia de Ensino pela Associação Cultural e Educacional de Garça - FAEF (2008). Atualmente estuda o campo das ciências sociais no Brasil; Antropologia da Alimentação e Gastronomia Brasileira. Nação e formação de cozinha nacionais. É pesquisadora em três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq:  Grupo de Estudos Cultura, Consumo e Alimentação - GECCA-UFG; Grupo de Pesquisa Social - GPS-Unesp/Marília e Grupo de Pesquisa Enfoques Antropológicos - GEA-Unesp/Marília.

Listar Todas Voltar