Festival do homem

Cursos de verão Fora de Campo do Festival Internacional Filmes do Homem 1 a 6 de agosto

filmes do homem

Curso de Verão

Fora de Campo

Cinema, narrativas, lugares de memória

DATA: 1 a 6 de Agosto de 2017

LOCAL: Casa da Cultura de Melgaço

Fora de Campo é a designação do Curso de Verão que vai ocorrer no âmbito de FILMES DO HOMEM – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

Será um encontro de reflexão, debate e desenvolvimento de pesquisa e práticas criativas no âmbito das Ciências Sociais, das Artes e das Ciências da Comunicação, em torno do tema Cinema, narrativas, lugares de memória. O curso resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual em colaboração com Universidades e Grupos de Investigação/Pesquisa de Portugal, Galiza, Brasil e EUA.

São objetivos do Fora de Campo: a aproximação das abordagens artísticas, tecnológicas e das ciências sociais e humanas ao cinema; a colaboração entre Redes e Grupos de Investigação/Pesquisa que participam no Festival; o envolvimento da população local nas atividades realizadas no Curso e no Festival e contribuir para a afirmação da cultura popular como fonte de aprendizagem e desenvolvimento local.

O Fora de Campo é estruturado em diversas atividades teóricas, teórico-práticas e práticas. O calendário será dividido entre conferências e seminários, workshops, apresentação de projetos, trabalho de campo e visionamento dos filmes exibidos no âmbito do festival FILMES DO HOMEM.

A participação no Curso de Verão Fora de Campo é aberta a todas as pessoas, adaptando-se os trabalhos a realizar durante o curso aos conhecimentos teóricos e práticos do participante. Todos os participantes são convidados a produzir conteúdos audiovisuais resultantes da aplicação dos princípios teóricos e práticos trabalhados durante o curso. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Os participantes que desejarem deste modo envolver-se ativamente no curso poderão também requerer a sua Creditação para efeitos curriculares. Neste caso, o seu trabalho será sujeito a uma avaliação por parte da Coordenação do Curso. Os parâmetros e objetivos da avaliação serão trabalhados em conjunto com o participante, de acordo com as suas competências prévias, sendo o trabalho apresentado em formato de portfólio, que inclui exercícios do curso e relatórios de progresso.

Área Científica

Ciências Sociais, Artes e Ciências da Comunicação

Coordenador Geral

José da Silva Ribeiro (FAV e PPGAS - UFG)

Equipa de Coordenação do Curso

José da Silva Ribeiro / Daniel Maciel / Patrícia Nogueira / Casimiro Pinto, do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE e a Colaboração de Alice Fátima Martins da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e de Denise Machado Cardoso VISAGEM - Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem da Universidade Federal do Pará.

Para maiores informações: http://www.filmesdohomem.pt/