Weby shortcut
Youtubeplay
The American Research Network

Prof. Dr. Manuel será palestrante no evento "Borders: Museums in the Age of Global Mobility"

O Prof. Dr. Manuel Ferreira Filho será palestrante no Borders: Museums in the Age of Global Mobility, na Cidade do México, entre os dias 7 e 9 de junho. O evento é uma iniciativa da The American Research Network. O Prof. Dr. Manuel é o primeiro membro do PPGAS/UFG a fazer parte dessa rede e o único brasileiro, que participará desse evento.  Sua palestra intitula-se: O lugar da fronteira nos museus: as vozes políticas das coisas.

Confira abaixo, o resumo da palestra:

No contexto das minha pesquisas identifico questões relacionadas às clivagens internas da sociedade  brasileira relacionadas com os conceitos de raça, classe e identidade étnica que atravessam a temporalidade histórica e ainda se fazem presentes na maneira de musealizar, representar, naturalizar o discurso sobre o Outro. As políticas patrimoniais inseridas no contexto do Estado-nação ainda se utilizam dos processos museais para reforçar tais ideologias. Com o pensamento crítico antropológico pós-colonial sobre tais procedimentos, o museu se configura assim uma categoria ambígua ora reforçando práticas colonialistas, ora sendo operacionalizada pelos grupos sociais e étnicos como categoria estratégica de representar a si mesmos via os museus, ou uma categoria ocidental  transformada para falar para os ocidentais. Portanto, uma estratégia política presente nas fronteiras conceituais de conceber e de falar de si. A eficácia da fronteira enquanto noção conceitual na interação dos fluxos constantes de informação no campo dos museus é um desafio. A minha reflexão tem como base a minha experiência etnográfica durante seis anos de pesquisa na cidade de Ouro Preto e o estudo de coleção Karajá datada de 1938 do Museu Nacional - UFRJ.

Para maiores informações acesse: http://arenet.org/Borders-Participants.php

Listar Todas Voltar