Weby shortcut
Youtubeplay
CAPA 4

APROXIMAÇÕES ENTRE O LIVRO E A ANTROPOLOGIA: um estudo de caso sobre a imagem do Irã nos livros publicados no Brasil após a Revolução Iraniana

Janaynne Carvalho do Amaral, que defendeu mestrado no PPGAS-UFG, lança livro.

APROXIMAÇÕES ENTRE O LIVRO E A ANTROPOLOGIA: um estudo de caso sobre a imagem do Irã nos livros publicados no Brasil após a Revolução Iraniana é o quinto e-book da Editora Gráfica UFG. De autoria da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás, Janaynne Carvalho do Amaral, descreve a imagem do Irã nas capas dos livros publicados no Brasil no período de 1979 a 2007, a partir de um levantamento bibliográfico realizado no site da Estante Virtual.

Amaral conclui que nas capas dos livros publicados no Brasil após a Revolução Iraniana, predomina a utilização de figuras humanas, não se fixando a imagem de algo ou alguém em específico. As imagens presentes nas capas constituem-se como fragmentos, peças de um quebra-cabeças, cenas das transformações históricas e políticas pelas quais o Irã passou após a revolução de 1979, e o decorrente impacto e consequências na sociedade iraniana, seja na vida daqueles contrários ao governo ou não.


Segundo a professora e antropóloga Janine Helfst Leicht Collaço, autora do prefácio da obra, o “trabalho é um convite a uma leitura inovadora que o arcabouço teórico da antropologia permitiu, proporcionando-nos uma discussão do livro como parte da cultura material, um objeto de múltiplos significados e ainda importante em um tempo de leituras e imagens digitais. Circulando pelo mundo, o livro e suas capas que, ao serem comparadas, nos ofereceram um rico material para pensar conceitos fundamentais: a alteridade e a própria reflexividade.”

O e-book está disponível gratuitamente na página do Centro Editorial e Gráfico da UFG: 

https://www.cegraf.ufg.br/up/688/o/ebook_aproximacoes_antologia.pdf 

Listar Todas Voltar